Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de outubro de 2012

CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Gênesis 11. 1-9 


"1. E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
2. E aconteceu que, partindo eles do Oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
3. E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume, por cal.
4. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5. Então, desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6. e o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam  a fazer; e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8. Assim, o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
9. Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra."


Neste texto vemos os homens achando um lugar que lhes agradam e resolvem morar neste lugar, que é um "vale na terra de Sinar". E ali decidiram construir uma cidade e uma torre.

Vejo no versículo 4b algo interessante. Que é o principal objetivo deles terem decidido construir uma cidade e uma torre.

Vejam: "e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra."

A vontade deles era ser um povo grande, numeroso e forte, do qual ninguém conseguiria vencê-los.

Porém, a ordem de Deus para o povo era a seguinte:

Gênesis 9. 7

"Mas vós, frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra e multiplicai-vos nela."

O povo deveria se espalhar pela terra e povoá-la, mas eles preferiram seguir sua própria vontade, ajuntando-se em um só lugar, não obedecendo o que Deus havia ordenado.

Porém o texto mostra algo interessante no v. 6

"Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam  a fazer; e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer."

Foi Deus quem disse isso a respeito do que o povo estava fazendo. Mostrando que através da união do povo muitas coisas poderiam ser realizadas.

Eu sei que o texto em questão mostra o povo descumprindo as ordens de Deus, porém gostaria de destacar o que Deus fala e o que Deus faz em relação a tal ato de desobediência.

v. 6 - "e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer."

v. 7, 8 - "7. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8. Assim, o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade."

Vejamos algumas lições que aprendi sobre este texto para que a nossa vida espiritual cresça:

1. A união traz o crescimento

O próprio Deus viu que o povo conseguiria alcançar seus objetivos: "não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer"

E nós precisamos aprender a viver em união com o nosso próximo. 

A bíblia nos diz em Salmos 133. 1: "Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!

Quando o povo se uni em um único propósito, dificilmente deixa de alcançar seu objetivo.

E tratando-se de igreja, do povo de Deus, da geração eleita, é muito importante que estejamos unidos em um só propósito. Pois somos um corpo, com uma só fé e um só Senhor, Jesus Cristo, o Senhor dos senhores e o Rei dos reis.

Jesus nos ensinou em João 13. 34, 35
"34. Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
35. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros."

O amor deve fazer parte das nossas vidas. É impossível ter união sem ter o amor pelos irmãos. Para crescermos espiritualmente é necessário amar o próximo, caso contrário seremos sempre pessoas mirradas espiritualmente e nunca cresceremos. Sendo sempre crianças imaturas levadas por todo vento de doutrina.


2. O diálogo traz o crescimento

v. 7 - "Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro."

Enquanto o povo estava se entendendo Deus diz que eles conseguiriam fazer muitas coisas. Mas Deus faz com que eles não se entendam mais. Um não compreendia mais o que o outro dizia. Acabou-se o diálogo.

Assim acontece na nossa vida. A partir do momento que não houver mais diálogo não haverá mais crescimento. Seja qual for a área da nossa vida. Isso serve para amizade, casamento, trabalho e igreja. Mas como estamos tratando de vida espiritual e consequentemente estamos falando de igreja. Então vamos focar nesse assunto.

É impossível uma igreja crescer sem diálogo.

Visto que a bíblia diz em 1 Coríntios 6. 19: "Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"

Se somos templo do Espírito Santo e o próprio Deus habita em nós, precisamos aprender a conversar com os nossos irmãos. Deus nos ensina a orar, que nada mais é do que buscar a Deus através de um diálogo com Ele.

Da mesma forma nós temos que buscar ter comunhão com os nossos irmãos através do diálogo. Se buscarmos sempre manter este diálogo com os nossos irmãos conseguiremos alcançar um crescimento espiritual para a nossa vida com Cristo.

Porque a partir do momento que o povo não conseguiu mais se entender a obra da cidade e da torre foi interrompida.

Em outras palavras: a partir do momento que a igreja do Senhor não conversar mais, irmãos ficarem de cara virada para o outro, irmão que não consegue conversar com o outro por alguma coisa que aconteceu, como então poderão crescer espiritualmente. Terão vidas raquíticas espirituais.

Até porque, para se pregar o evangelho de Jesus Cristo é preciso conversar com outras pessoas.


3. A ajuda traz o crescimento

v. 8 - "o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra"

Deus não somente confundiu as línguas, mas os espalhou sobre a face da terra.

Eu creio que mesmo se eles não conseguissem se entender através da oratória, com o passar do tempo eles arrumariam outro jeito de se comunicar e dariam continuidade a obra. Deus então espalha o povo e assim obra pararia definitivamente.

Eu aprendo que enquanto um irmão estiver ajudando o outro, o crescimento é inevitável.

A bíblia nos diz em Gálatas 6. 2: "Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo."

O crescimento espiritual da nossa vida cristã depende muito da ajuda que os nossos irmãos nos dão. Consequentemente nós devemos ajudar os nossos irmãos.

A bíblia diz que a igreja do Senhor Jesus é um corpo e Cristo é a cabeça.

E eu não consigo imaginar um corpo crescendo sem a ajuda de que cada membro. O corpo precisa crescer todas as partes por igual, quando isso não acontece é preciso procurar um médico para saber o que está acontecendo.

Da mesma forma deve ser a igreja do Senhor. Se os membros da igreja não estiverem se desenvolvendo com o mesmo pensamento, com o mesmo propósito é preciso buscarmos o Médico dos médicos para acharmos uma solução para esse problema.

É preciso ajudarmos o nosso irmão, estendermos a mão para o necessitado, levantarmos aquele que está caído, dá força para aquele que está fraco e assim conseguiremos alcançar um crescimento espiritual.

Que Deus em Cristo nos ajude a vivermos em UNIÃO, A DIALOGAR E AJUDARMOS O PRÓXIMO.

Que a paz de Cristo que excede todo entendimento esteja com todos vocês.

Nenhum comentário: