Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de outubro de 2012

A IGREJA E A POLÍTICA

Paz do Senhor amados.

Estou aproveitando esse tempo de eleições para compartilhar algo com vocês a respeito da igreja e política.

Nesse tempo de eleição se vê muitos candidatos indo até as igrejas, participando do culto (ou parte dele). Alguns são evangélicos e outros não. E algumas vezes, ou na maioria das vezes, recebem uma oportunidade de falar sobre sua candidatura.

E analisando tudo isso e me colocando no lugar do candidato, vejo que eles estão certos. Estão exercendo o papel deles. E o papel deles é buscar o maior número de votos. Só há um porém em tudo isso: Eles só estão nos púlpitos das igrejas pedindo voto no meio do culto porque alguém autorizou. E tenho certeza e falo, com convicção, que não foi Deus quem autorizou a fazer isso no culto.


Não estou aqui falando que os crentes não podem concorrer a cargos políticos. Os crentes podem sim! E se ganharem devem ser os melhores e mais honestos, pois assim como tem crente que é advogado, engenheiro, médico, arquiteto, mecânico, eletricista, etc., tem crente que é político também, mas em todas as áreas que o crente escolher para atuar deve se esforçar para sempre fazer o melhor.

Colossenses 3. 23, 24
"23. E tudo o que fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, 24. sabendo que recebereis do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que servis."

Mas quando eu olho pelo lado da igreja e não do candidato as coisas mudam um pouco.

A igreja precisa da política.

Os seus membros precisam exercer sua cidadania de forma consciente e votar corretamente.

A igreja e seus membros precisam cobrar ou reivindicar os seus direitos como cidadão diante dos políticos.

E quando eu falo que a igreja precisa da política, não estou me referindo a propaganda política dentro da igreja, na hora do culto. Nem em candidatos tomando a palavra e pedindo votos no decorrer do culto.

Eu ainda não li na Bíblia Sagrada nada a respeito de algum culto para Deus em que as autoridades políticas tivessem a palavra.

O culto foi estabelecido por Deus, com o intuito de agradecermos a Deus e de exaltá-lo, pois só Ele é digno de receber o louvor, a adoração e a exaltação.

Quando tiramos do culto aquilo para o qual ele foi criado, então o culto passa a ser uma reunião qualquer. Que serve para um monte de coisas, inclusive para granjear votos para algum candidato, só não serve para adorarmos ao Deus Todo Poderoso.

É isso que está acontecendo com as igrejas, ou melhor, com os líderes. Estão perdendo o foco da verdadeira adoração. Esquecendo do verdadeiro propósito do culto. E com isso perde-se a comunhão com o Deus Todo Poderoso.

Os líderes estão fazendo acordos políticos com os candidatos. (Você vai na minha igreja pedir votos, mas se ganhar as eleições eu quero um emprego para fulano de tal, quero tal coisa para a igreja). É vergonhoso este tipo de evangelho que estão querendo fazer com que venhamos engolir. 

Estão trocando as bençãos espirituais que são eternas, por bençãos materiais que são passageiras.

Esquecem o que a Bíblia diz em Filipenses 3.20 "Mas a nossa pátria está nos céus, de onde esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo". 

Esquecem que estamos neste mundo de passagem. E que o nosso tesouro está no céu e não na terra.

Mas Jesus disse em João 4.23 "Mas a hora vem, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, pois o Pai procura a tais que assim o adorem." Deus está a procura de verdadeiros adoradores. Que não se corrompem com o prêmio que o homem pode oferecer. Que não se prostra diante de Baal (deus da riqueza).

Alguns para justificar seu erro usam até a Bíblia. Citam os nomes de José do Egito e do profeta Daniel, que foram líderes políticos em suas respectivas épocas. Mas esquecem de dizer que em momento algum da vida política desses homens eles usaram o culto a Deus para se promoverem como políticos.

O problema não é o cristão se envolver com a política, pois isso é lícito. O problema está em envolver o momento de cultuar a Deus com a política. O culto não pode de maneira nenhuma deixar de exaltar a Deus para exaltar o homem.

Certa feita Jesus entrou no templo e lá encontrou alguns que compravam e vendiam animais. Jesus expulsou todos que ali faziam seus comércios e lhes disse: "Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração, mas vós a tendes convertido em covil de ladrões."(Mateus 21. 13)

Eu fico imaginando qual é a reação de Jesus hoje, vendo homens, que nem acreditam em seu sacrifício na cruz do Calvário, sentando e falando no lugar que deveria ser para aqueles que foram lavados e purificados pelo seu sangue e separados para uma tão grande obra: a de anunciar o evangelho da salvação.

É triste, mas é a realidade que enfrentamos nessa época de eleição.

Oremos para que não venhamos comer dos manjares do rei. E venhamos preservar a nossa fidelidade e integridade para com Deus. 

Que tenhamos em nosso coração o desejo de buscar a Deus com toda a nossa força, todo o nosso entendimento e que sejamos sempre verdadeiros adoradores. São esses que o Pai procura.

DEUS EM CRISTO VOS ABENÇOE.

Um comentário:

Pr.URANDIR RAMOS disse...

SHALOM QUERIDÃO TENHO VISTO QUE A POLITICA TEM PROVOCADO UM GRANDE EXTRAGO NAS IGREJAS.