Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Frieza espiritual. Como cheguei aqui? E como sair daqui?

1 Reis 19. 1-4; 9-13

"1. Ora, Acabe fez saber a Jezabel tudo o que Elias havia feito, e como matara a espada todos os profetas.
2. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhes: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles.
3. Elias teve medo, e correu para salvar a sua vida. Quando chegou a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço.
4. Ele mesmo, porém, foi ao deserto, caminho de um dia. Chegou, assentou-se debaixo de um zimbro e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor. Toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

9. Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Que fazes aqui, Elias?
10. Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos. Os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas a espada. Só eu fiquei, e agora estão tentando matar-me também.
11. Disse-lhe Deus: Vem para fora, e põe-te neste monte perante a face do Senhor, pois ele vai passar. Então um grande e forte vento fendeu os montes e despedaçou as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento. Depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto.
12. Depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo uma voz calma e suave.
13. Ouvindo-a Elias, envolveu o rosto na capa e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Então lhe veio uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?

Estamos vivendo tempos em que muitas pessoas estão indo para igreja tão somente por ir. Outras já nem se quer sentem o desejo de estarem na igreja adorando ao Deus Eterno.
Tem muitas coisas que deixam a nossa vida corrida, e muitas vezes sem tempo para nos aproximarmos de Deus. E então vamos nos acostumando a isso e deixando como fez Marta, irmã de Lázaro e Maria, a parte boa de lado.
Lucas 10. 40-42
"40. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse: Senhor, não te importas de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
41. Respondeu-lhe Jesus: Marta, Marta, estás ansiosa e preocupada com muitas coisas, 42. mas uma só é necessária. Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada."

Gostaria de falar um pouco com vocês sobre o texto que temos como base, que fala do profeta de Deus, Elias.

Elias, no capítulo 17 de 1 Reis, chega até o rei Acabe e diz que não haveria chuva, senão segundo a sua palavra. E assim sucedeu. No capítulo 18, Deus manda Elias falar com Acabe e dizer para ele que mandaria chuva sobre a terra. Porém, antes que viesse a chuva, Elias chama Acabe, através de Obadias, homem temente a Deus e que havia sustentando com pão e água cem profetas e que era mordomo de Acabe, e faz um desafio a Acabe. 
Elias diz a Acabe: Chama os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Asera, sobe ao monte Carmelo. Quando chegar lá os seus profetas clamaram ao seu deus e eu ao meu Deus e aquele que responder por meio do fogo esse é Deus.
Acabe aceita. E primeiro vão os profetas de Baal e de Asera. Clamam ao seu deus de manhã até ao meio-dia e não obtém resposta.
Elias vem em seguida prepara o altar, colocar doze pedras, conforme as tribos de Israel e com as pedras edifica um altar ao Senhor, faz um rego em redor, enche esse rego de água e ora a Deus.
Então caiu fogo do desceu, consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, o pó e ainda lambeu toda a água que havia no rego.
Todo o povo diz: SÓ O SENHOR É DEUS! SÓ O SENHOR É DEUS!
E o povo mata todos os oitocentos e cinquenta profetas.
Em seguida Elias ora e pede chuva a Deus e volta a chover em Israel.

Mas tem um porém. Depois de tudo isso a mulher de Acabe, Jezabel, fica sabendo do acontecido e diz que Elias seria morto no dia seguinte, aquela mesma hora. Elias então fica com medo e corre para salvar sua vida.
Agora entra o texto no qual tomamos por base.

Elias havia feito grandes coisas através do poder de Deus, porém agora se encontra com medo, fugindo, e pedindo a Deus que tirasse a sua vida.
Era um contraste muito grande. Uma hora ele estava desafiando os falsos profetas, realizando milagres e pouco tempo depois estava escondendo-se e querendo morrer.

Eu já vi isso acontecer nos dias de hoje. Pessoas que vão ao culto, principalmente quando se trata de congresso, buscam a Deus, oram, jejuam, consagram suas vidas e quando chega o dia da festa é uma alegria só. Mas depois de tudo isso fogem, se escondem, perdem todo aquele entusiasmo de servir a Deus.
O que acontece? 

Vamos ao texto:

1º) Não podemos temer o homem e o que ele pode nos fazer
Elias correu e pediu a morte porque viu no homem uma ameaça para sua vida.
Lucas 12. 4, 5
"4. Digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo, e depois não têm mais que fazer.
5. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer: Temei aquele que depois de matar tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse temei."

Hoje nos ficamos com medo de tão pouco. Ficamos com medo de não ser bem visto por sermos cristãos, ficamos com medo de perdemos amizades na escola ao declararmos que servimos a Cristo. Ficamos com medo de falar de Cristo no nosso ambiente de trabalho. E então nos escondemos. E começamos a ficar com   medo do possa nos acontecer.

Devemos ter em mente o que o escritor aos Hebreus disse:
Hebreus 12. 2
"olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus."

Vamos focar nossa vida em Jesus Cristo e não nas ameaças ou no que pode nos acontecer aqui nesta terra. Tem algo superior aguardando-nos. A bíblia diz que Moisés preferiu sofrer com o povo de Deus do que usufruir das riquezas do Egito. Tudo porque ele tinha por maiores riquezas o sofrer de Cristo dos que os tesouros do Egito e porque ele tinha em vista uma recompensa da parte de Deus(Hebreus 11. 24-26)


2º) Não espere ouvir Deus somente do jeito que você acha que é o certo
Elias entra em uma caverna e Deus fala com ele dentro da caverna. Pede para que ele saia de lá. E a bíblia diz: Então um grande e forte vento fendeu os montes e despedaçou as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento. Depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo uma voz calma e suave."

Muitas vezes achamos que Deus fala somente quando a coisa está fervendo, o "fogo do céu está caindo", e Deus vem e fala numa voz calma e suave.
Elias, mesmo escondido, estava atento. Quando Elias ouve a voz calma e suave, ele sai da caverna.

Temos que está atento ao jeito que Deus fala conosco. 

Deus fala de muitas maneiras. A bíblia diz que os céus manifestam a glória de Deus. 
Mesmo que você se encontre fraco, triste, abatido, nunca deixe de ir aos cultos, frequentar os ensinamentos da sua igreja. Deus falará ao seu coração. 
O que não podemos é ficar desapercebidos. Pararmos com tudo e deixarmos a boa parte de lado.


3º) Mesmo quando você se encontra triste e fraco, Deus cuida de você
Elias corre, vai ao deserto, senta-se embaixo de uma árvore e pede sua morte. 
Deus envia um anjo até ele e lhe dá comida. Elias come e dorme. O anjo lhe acorda e fala para comer mais pois grande seria sua caminhada. E aquela comida sustenta Elias por quarenta dias e quarenta noites. Até onde ele entra na caverna e novamente Deus vai ao seu encontro.

Deus mostra para nós o seguinte. Não se preocupe pois eu estou cuidando de você. Você não vai morrer ainda. Sua caminhada ainda é muito longa. Eu vou falar com você mesmo que esteja escondido. 
Não te deixarei, nem te desampararei, pois eu sou o teu Deus.

Isaías 43. 2, 3a
"2. Quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando passares pelos rios, eles não te submergirão. Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem chama arderá em ti.
3a. Pois eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador..."

Nunca pense que está sozinho nessa jornada. Deus tem muito amor pela sua vida. Sai do lugar em que você se encontra escondido e verás a glória de Deus mover as águas em seu favor.

Elias pensou que não existia mais ninguém para ajudá-lo. Porém olha o que Deus diz a ele:
1 Reis 19. 18
"Também conservei em Israel sete mil - todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou."

Deus conhece os fiéis da terra. Deus cuida daqueles que o amam. Você não está sozinho nesta luta. Ainda existe aqueles que não se corromperam. Ainda existem verdadeiros adoradores, que adoram o Pai em espírito e em verdade.

Busque encontrar essas pessoas. Fiquem perto de pessoas que façam você ficar perto de Deus.

Deus se preocupa com você. 

Deus abençoe a sua vida em nome de Jesus Cristo.

Nenhum comentário: